Lucena

Lucena é um município brasileiro situado na Região Metropolitana de João Pessoa, no estado da Paraíba. Sua população em 2012 foi estimada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 12.029 habitantes, distribuídos em 89 km² de área.

Lucena é também a primeira cidade do litoral norte paraibano, rica em inúmeros atrativos naturais, histórico- culturais capazes de atrair diversos turistas de várias localidades do mundo em todas as estações do ano.

Tradicionalmente conhecida pelos eventos que realiza, sendo o carnaval de maior representatividade no calendário turístico municipal. Durante 5 dias a cidade fica inteiramente lotada de turistas, a quantidade de visitantes chega a ser 3 vezes maior que a da população local.

O município de Lucena conta com o distrito da sede municipal e outro, instalado por lei, denominado Praia de Fagundes que dista 5 km da sede. Existem 7 praias em toda sua faixa de 15 km de litoral, são elas: Costinha, Fagundes, Gameleira, Ponta de Lucena, Lucena, Camaçari e Bonsucesso.

No município fica um dos importantes patrimônios históricos do estado: a Igreja de Nossa Senhora da Guia.

O município de Lucena fica localizado no litoral norte da Paraíba, a 35 km da capital João Pessoa. Emancipou-se no ano de 1961. 

Entre as principais atividades econômicas do município destacam-se o comércio, a pesca, a agricultura, a pecuária e o turismo.

Lucena possui um litoral de 15 km de belas praias, povoadas de coqueirais. Na praia de Camaçari encontra-se a foz dos rios Camaçari e Miriri formando uma bela paisagem no encontro com o mar, tendo ao fundo, o colorido das falésias. Nesta praia podem ser feitas caminhadas por trilhas ecológicas e visitas às ruínas da Igreja Bonsucesso. 

Existem duas alternativas de acesso para se chegar ao município de Lucena. A primeira, através da BR-101/PB-025 e a segunda, pela BR-230, sentido João Pessoa/Cabedelo, complementado com os serviços fluviais de ferry-boat, que têm capacidade para 383,4 toneladas (250 pessoas, 50 automóveis ou 10 caminhões), onde estes são prestados diariamente de hora em hora com desembarque na praia de Costinha. Outra opção é o “barcônibus”, uma invenção paraibana, tal engenharia é uma carroceria de ônibus em cima de um barco. A capacidade é de 80 passageiros e 2 tripulantes. O horário de funcionamento é de domingo a domingo, inclusive feriados, das 7 horas da manhã até as 9 horas da noite.

O percurso até a sede do município é feito por um serviço regular de ônibus, oferecido pela empresa Expresso Litoral, também de hora em hora, no percurso Costinha – Lucena. Se preferir, o pedestre pode utilizar uma moto-táxi. Além destes, existe ainda o transporte alternativo feito por carros.

A interligação com os municípios vizinhos, distrito, povoados e comunidades é feita através da PB-008 – Litorânea, PB-019 e PB-025. Esta última que faz entroncamento com a BR-101 é uma via de acesso, tanto para os demais municípios do litoral, como para as capitais estaduais de Natal, Recife e Fortaleza.

A qualidade da malha viária que serve ao município é muito boa, tanto para as rodovias federais como para as estaduais. 
A PB-008 encontra-se concluída até o trecho da sede municipal.

A PB-025 e PB-019 dão acesso ao Santuário da Guia, importante monumento histórico-cultural, em estilo barroco tropical.

A praia central de Lucena é a mais movimentada e possui a maior estrutura. Durante a maré baixa formam-se piscinas naturais e bancos de areia na praia de ponta de Lucena. Destacam-se ainda as praias de Gameleira, Fagundes, Costinha e da Prainha no rio Paraíba.

A temperatura é agradável, e o sol brilha o ano inteiro. O litoral lucenense conta com restaurantes e pousadas para atender os visitantes.

São oferecidos aos visitantes diversos tipos de  passeios:  de buggy para as praias e ás ruínas da Igreja Bonsucesso, de jangada para conhecer os manguezais do rio Paraíba, de lancha para as piscinas naturais de Lucena e de barco para pescaria no mar.

Entre os maiores eventos da cidade destacam-se o carnaval, as trilhas de motos e a Romaria ao Santuário de Nossa Senhora da Guia que acontece anualmente em 08 de dezembro.

O peixe-boi freqüenta o litoral de Lucena, entrando na foz dos rios para tomar água doce. Para a cidade de Cabedelo faz-se a  travessia de balsa do rio Paraíba.

Lucena é um lugar tranquilo, onde algumas praias são ainda inexploradas.